quinta-feira, 18 de março de 2010

Prova do silêncio-PARTE 1

Olá pessoal,
Agora vou continuar relatando mais um pouco da minha experiência com o projeto "LUZ,CÂMERA,AÇÃO!"
Como escrevi no artigo"OS COMANDINHOS SÃO MUITO PRÁTICOS",eles realmente são práticos se bem aplicados e realizados com os objetivos corretos,nunca utilize os comandinhos como uma punição ou por eles terem deixado de realizar alguma tarefa.No dia em que isso acontecer os comandos perderão o objetivo e as crianças não gostarão mais de realizá-los.Isso mesmo,"NÃO GOSTARÃO".O professor deve envolver a turminha com os comandos, desafiando-os a cumprirem e não tentando subjugá-los pelos comandos.
Outro ponto importante é aplicar os comando enlaçando-os numa rotina.
ROTINA-Se você não estabelecer uma rotina para sua turminha ,eles não se sentirão seguros e cada um vai agir da forma que se sentirem mais confortáveis.Isso não é bom para o grupo.
Tente estabelecer a seguinte rotina:
1º-assim que a turminha entra ninguém pode sair pra beber água ou ir ao banheiro a não ser que seja uma situação inesperada.estabeleceça pelo menos 40 minutos ,antes de realizar as saídas de sala para esse fim.
OBS:Crie um passe - livre(é tipo um cracházinho)(ANTES DE INTRODUZIR ESSE MÉTODO VOCÊ DEVE FALAR DO PASSE-LIVRE E DE SUA IMPORTÂNCIA E USO NA SOCIEDADE BRASILEIRA), caso sua escola não use esse método, sugira ou sinalize para sua direção e coordenação a necessidade do passe para uma melhor organização das saídas de sala.Caso o contrário ,se você tiver muitos alunos não vai fazer outra coisa a não ser consentir permissões de saída ao banheiro ou para beber aguá.
2º A liberação do PASSE-LIVRE deve manter a mesma hora todos os dias.Estabeleça um horário para que eles também tenham essa informação,mais tarde os alunos mais espertos irão até ajudá-la na fiscalização do horário.
3ºAo iniciar sua aula aplique os comandinhos para que eles relembrem que estão "voltados agora" para um único fim o de desenvolver e aprender.
-PAPARARPA---PAPA
-LUZ,CAMERAAAA...---AÇÃO!
-PIRLIN---PINPIN-----ESTÁTUA----OLHANDO PRA TIA!(BRINQUE UM POUCO DE ESTÁTUA COM ELES NESSE MOMENTO)ELES ADORAM!RS!
Quando algum deles fizer alguma grosseria com o outro OU um falar ao mesmo tempo que você e insistir na fala introduza o comandinho do "GENTILEZA"
GENTILEZA(PROFESSROA)-----(ALUNOS)GERA GENTILEZA!
ENFATIZE QUE QUANDO UM FALA O OUTRO ESCUTA.
Antes de aplicar esse comando você deve explicar quem foi o Profeta Gentiza e incentivar uma pesquisa sobre esse personagem,assim você fortalecerá a idéia e eles terão mais prazer em cumprir o comando.(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário