sexta-feira, 19 de março de 2010

Prova do silêncio -parte 2

A prova do Silêncio é um método em que você desafia os alunos a se comunicarem de outros modos que não sejam a linguagem verbal.
Nessa atividade ,ao longo do ano,a turma vai aprender sobre diferentes formas de comunicação e suas dificuldades quando se trata de deficiências ou necessidades especiais.
Ela pode ser introduzida da seguinte forma:
-Inicie desafiando-os a ficarem pelo menos um minuto sem a comunicação verbal .Nesse período de tempo eles poderão se comunicar ou interagir com os outro mas sem mexer os lábios(continua)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Prova do silêncio-PARTE 1

Olá pessoal,
Agora vou continuar relatando mais um pouco da minha experiência com o projeto "LUZ,CÂMERA,AÇÃO!"
Como escrevi no artigo"OS COMANDINHOS SÃO MUITO PRÁTICOS",eles realmente são práticos se bem aplicados e realizados com os objetivos corretos,nunca utilize os comandinhos como uma punição ou por eles terem deixado de realizar alguma tarefa.No dia em que isso acontecer os comandos perderão o objetivo e as crianças não gostarão mais de realizá-los.Isso mesmo,"NÃO GOSTARÃO".O professor deve envolver a turminha com os comandos, desafiando-os a cumprirem e não tentando subjugá-los pelos comandos.
Outro ponto importante é aplicar os comando enlaçando-os numa rotina.
ROTINA-Se você não estabelecer uma rotina para sua turminha ,eles não se sentirão seguros e cada um vai agir da forma que se sentirem mais confortáveis.Isso não é bom para o grupo.
Tente estabelecer a seguinte rotina:
1º-assim que a turminha entra ninguém pode sair pra beber água ou ir ao banheiro a não ser que seja uma situação inesperada.estabeleceça pelo menos 40 minutos ,antes de realizar as saídas de sala para esse fim.
OBS:Crie um passe - livre(é tipo um cracházinho)(ANTES DE INTRODUZIR ESSE MÉTODO VOCÊ DEVE FALAR DO PASSE-LIVRE E DE SUA IMPORTÂNCIA E USO NA SOCIEDADE BRASILEIRA), caso sua escola não use esse método, sugira ou sinalize para sua direção e coordenação a necessidade do passe para uma melhor organização das saídas de sala.Caso o contrário ,se você tiver muitos alunos não vai fazer outra coisa a não ser consentir permissões de saída ao banheiro ou para beber aguá.
2º A liberação do PASSE-LIVRE deve manter a mesma hora todos os dias.Estabeleça um horário para que eles também tenham essa informação,mais tarde os alunos mais espertos irão até ajudá-la na fiscalização do horário.
3ºAo iniciar sua aula aplique os comandinhos para que eles relembrem que estão "voltados agora" para um único fim o de desenvolver e aprender.
-PAPARARPA---PAPA
-LUZ,CAMERAAAA...---AÇÃO!
-PIRLIN---PINPIN-----ESTÁTUA----OLHANDO PRA TIA!(BRINQUE UM POUCO DE ESTÁTUA COM ELES NESSE MOMENTO)ELES ADORAM!RS!
Quando algum deles fizer alguma grosseria com o outro OU um falar ao mesmo tempo que você e insistir na fala introduza o comandinho do "GENTILEZA"
GENTILEZA(PROFESSROA)-----(ALUNOS)GERA GENTILEZA!
ENFATIZE QUE QUANDO UM FALA O OUTRO ESCUTA.
Antes de aplicar esse comando você deve explicar quem foi o Profeta Gentiza e incentivar uma pesquisa sobre esse personagem,assim você fortalecerá a idéia e eles terão mais prazer em cumprir o comando.(continua)

terça-feira, 16 de março de 2010

Os comandinhos são muito práticos

Bem GENTE como vocês sabem na faculdade eu estou estudando informática ,e nesse estudo nós aprendemos que os comandos são a excência da INFORMÁTICA.Sem eles nada acontece no mundo digital.Creio que essa experiência com a informática tenha me ajudado a desenvolver essa idéia dos comandinhos.
A verdade é que o nosso cérebro é muito parecido com um sistema de computador.Se executarmos alguns hábitos cotidianos, automáticmente essas tarefas estarão gravadas no nosso inconsciente,e as realizaremos com muita naturalidade.
Assim também funciona com os comandinhos que utilizamos em sala,com o passar do ano, eles vão fazendo parte da nossa rotina e realizar as tarefas propostas por eles se torna parte comum em noso convívio em grupo.
Já criamos:
PARA CHAMAR-LHES A ATENÇÃO SE ESTIVEREM CONVERSANDO FORA DO MOMENTO ADEQUADO:
-PAPARÃRÃPÃ(com rítimo meio cantado).......eles repondem em alta voz:PÃPÃ Não deixe de sinalizar com firmeza que depois do PÃPÃ não se fala mais nada.
-LUZ,CÂMERA......eles respondem:"AÇÃO!"
Para as crianças olharem pra você,qundo estiver explicando.:
-PIR-LIN.........eles respondem:PIN-PIN -(a professora continua..ESTÁTUA...eles respondem:OLHANDO PRA TIA!(se você não puder usar o termo tia em sua escola,inverta o comando,ao invés de você falar estátua deixe que eles falem e você compoleta:OLHANDO PRA MIM!(na próxima vou colocar outros,com outras finalidades e vou falar sobre a prova do silêncio.Beijos!